..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

terça-feira, 11 de março de 2014

Renato Marchesini adianta tópicos sobre sua apresentação no SEHLIPA | São Paulo 2014

Até o momento, dois dos quatro palestrantes do Seminário de Hospitalidade já estão confirmados: Camila Serrano, da Calidoscop Consultoria, e Renato Marchesini, da Caiçara Expedições. A fim de aguçar a curiosidade dos participantes do SEHLIPA | São Paulo 2014, a diretoria executiva do evento disponibiliza uma entrevista com cada um desses palestrantes. Confira!


Ficha técnica da apresentação

Nome: Renato Marchesini  

Cargo: Gestor de Projetos

Empresa: Caiçara Expedições                                          

Tema central da apresentação: Praticando a Turismoterapia

..:: Entrevista ::..

Apresente-se! Conte um pouco de sua história e trajetória profissional.

Sou Bacharel em Turismo, Pós-Graduado em Ecoturismo, Guia Regional, Nacional, América do Sul e Especializado em Atrativos Naturais pelo Ministério do Turismo, Licenciado em Didática e Prática do Ensino Superior. Possuo ainda cursos nas áreas de Administração, História, Arqueologia, Sobrevivência e Convivência ao ar livre, Ecologia, Manejo de Trilhas, Ecossistemas, Educação Ambiental e outros.

Presto serviços em diversas empresas do trade turístico, e dentre as funções que atuo destaco: Palestras, Elaborador Roteiros, Condução de Grupos, Consultor e Assessor em Projetos Turísticos e Ambientais, Professor de Turismo, Hotelaria e Meio Ambiente.

Atuo na área há mais de 15 anos de dedicação, sendo, também, autor de diversas publicações científicas. Tenho ministrado palestras, workshops, cursos e sou docente em diversas instituições de ensino.

A Caiçara Expedições têm uma presença marcante em jornais, revistas e diversos meios de comunicação. A empresa busca permanentemente contribuir para o setor participando ativamente de conselhos municipais de turismo, conselhos gestores de unidades de conservação, reuniões e encontros do trade turístico, movimentos ambientalistas e de defesa do patrimônio histórico, cultural e arqueológico.

Apresente sua empresa. Conte um pouco da história dela e principais resultados passados.

A Caiçara Expedições é uma Agência de Viagens e Turismo devidamente cadastrada no Ministério do Turismo, sob nº 26.039646.10.0001-2. Uma empresa totalmente legalizada, que utiliza em seus roteiros profissionais altamente qualificados e prima pela segurança, ética, compromisso e qualidade no atendimento a seus clientes, parceiros e colaboradores.

A Caiçara Expedições explora o terreno onde se cruzam turismo, meio ambiente, negócios e parcerias. Promove administração com consciência ecológica, negócios sustentáveis e educação ambiental, estimulando a transformação de valores, ideias e comportamento por meio de roteiros turísticos, pesquisa, educação, diálogo e trabalho integrado.

Trabalha na operacionalização de roteiros e projetos de Turismo em âmbito regional e nacional, priorizando a Região Metropolitana da Baixada Santista conhecida por Costa da Mata Atlântica (formada pelos municípios de Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe).

Nossas soluções são desenvolvidas para atender especificamente às necessidades e características de cada agente da sociedade.
  
Quais perspectivas para o mercado no qual sua empresa atua nos próximos cinco anos? O cenário é promissor?

A Caiçara Expedições, fundada em 2008, tinha inicialmente como principal meta o posicionamento de mercado na operação de roteiros receptivos na Baixada Santista, e hoje com olhares para o futuro buscamos aumentar nossa estrutura para conseguir atender a demanda que aos poucos conquistamos com muito trabalho e planejamento.

Para os futuros empreendedores que desejam ingressar no turismo receptivo, sem dúvida, é um mercado muito promissor, porém para se manter neste mercado competitivo é preciso muita competência, eficiência e planejamento do negócio.
  
Eventos como o Seminário de Hospitalidade são essenciais para que o empresariado troque experiências e fortaleça a rede de contatos. O que você planeja apresentar aos participantes do SEHLIPA | São Paulo 2014?

O SEHLIPA | São Paulo 2014 será uma ótima oportunidade de conhecer e aprender com outras pessoas que se dedicam à questão da Hospitalidade. De nossa parte esperamos conseguir plantar a sementinha da Turismoterapia nos participantes.

Você acredita que o mundial de futebol e os jogos olímpicos, por exemplo, impactarão no seu negócio? Se sim, de quais formas?

Os grandes eventos esportivos que estamos prestes a receber trazem oportunidades  desde na questão de capacitação, geração de renda e empregos. Já estamos empenhados em atender alguns grupos para a Copa do Mundo. Sendo eles Estrangeiros e Brasileiros. O foco é atender estes grupos com excelência. Assim buscamos que os mesmos voltem ou indiquem nossos serviços Pós-Copa. Será uma ótima oportunidade de análise de mercado e de preparativos para as Olimpíadas.

Muito obrigado e até lá!!

Renato Marchesini

..:: [Sobre o evento] ::..

O tema central do SEHLIPA | São Paulo 2014 é “Gestão de Experiências em Hospitalidade”, então serão ministradas quatro palestras com profissionais expoentes em suas áreas de atuação, cada um tratando sobre um dos domínios da Hospitalidade: pública, comercial e doméstica.

O objetivo do evento é reunir empresários, profissionais do mercado e autoridades atuantes no setor serviços para discutir a Hospitalidade no contexto das organizações. O background do SEHLIPA | São Paulo 2014, naturalmente, é o mercado de serviços no litoral paulista.

..:: [Histórico] ::..

A primeira edição realizou-se no município do Guarujá e a segunda em Praia Grande, ambas localizadas na Região Metropolitana da Baixada Santista, a cerca de 100 km da capital paulista. Com o objetivo de ampliar o raio de impacto do evento, a [RH] optou por sediar uma das edições do SEHLIPA em São Paulo, mas futuramente o evento voltará ao litoral do estado.

..:: [Apoio institucional] ::..

O SEHLIPA conta com o apoio institucional de diversas entidades do setor de serviços, tais como, o São Paulo Convention & Visitors Bureau, a Federação dos Convention & Visitors Bureaux do Estado de São Paulo, a Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, a Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo e a Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!!

Um forte abraço!

Sucesso sempre,

Aristides Faria
[RH em Hospitalidade]